Letramento poético-literário: proposta didática e análise de produções discentes
Luciana Taraborelli
(Mestranda PROFLETRAS USP)
Muitos alunos do Ensino Fundamental - Anos Finais apresentam insuficiência na formação leitora, principalmente a do texto literário. Para a maioria deles, o contato com obras literárias é limitado ao ambiente escolar. Surpreende constatar que o gênero poético, em muitos casos, não recebe a merecida atenção nesse nível de ensino. O objetivo destas reflexões resultou em pesquisas em andamento no Mestrado Profissional em rede Nacional – Profletras /USP, sob orientação da professora Dr.ª Norma Seltzer Goldstein. Foi elaborada uma proposta de sequência didática (SD) voltada à leitura e escrita de poemas. O ponto inicial foi inserir os alunos no universo da poesia para fortalecer o letramento literário e estimular o gosto pelo poema; o ponto de chegada volta-se à produção de textos poéticos como meio de expressão. O poema é apresentado como um gênero textual em que prevalece a função poética da linguagem (JAKOBSON, 2005) e que permite a leitura em rede, além da seqüencial (JOLIBERT, 1994) não devendo servir de pretexto para o ensino de regras gramaticais. Segundo BAZERMAN (2011), a escola deve conduzir o aluno a tornar-se agente da própria escrita, de modo a expor seu pensamento e transformar sua realidade e a de seus leitores. Como resultado parcial, será apresentada a análise de exemplos do corpus gerado pela aplicação da SD que ilustra ser possível ampliar de forma significativa o letramento literário e, ainda, motivar a produção de textos do gênero. Compreendemos o aluno como sujeito participativo dos letramentos culturais (Rojo, 2013), por isso o resultado final da produção escrita será apresentado num E-book para ampliar a circulação dos poemas por toda a comunidade escolar e, possivelmente, pela sociedade, cada vez mais digital.
Palavras-chave: letramento literário; gênero poético no EF ; produções poéticas discentes;