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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


Agências criadoras de blog como ferramenta de divulgação de produções textuais.

Autores:
Marcelo Aglio (USP - Universidade de São Paulo)

Resumo:

Levando-se em conta a era da conectividade e informação, bem como a facilidade dos alunos com a tecnologia, é preciso acolher as produções digitais na escola. A proposta desta comunicação é demonstrar que o Blog cumpre este papel de pertencimento na relação escola-comunidade. Relato de experiência realizada em classes da E.E. Prof Priscila de Fátima Pinto, em Itu/SP. Os objetivos são: criar familiarização com a plataforma “blogspot”; apreensão cidadã da produções textuais propostas no currículo oficial de língua portuguesa da Secretaria Estadual de Educação (SEE/SP);  aperfeiçoar habilidades de escrita da “Resenha Crítica”, texto verbo-visual “Tira HQ” e oralidade na declamação de poemas modernistas. À luz das teorias de Tezani (2017), a escola acolhe os alunos nativos digitais inseridos no contexto  das TDIC’s. Valadares (2012) apregoa um modo de transpor a sala de aula, permitindo que o fazer dos alunos tome forma e esteja legitimamente publicado a toda a escola e comunidade, pelo uso das mídias, hipertexto e novas tecnologias. Justifica-se a criação de agências produtoras de Blogs. A ideia de reunir produções legítimas dos alunos que estejam publicadas on-line, cria o conceito de “aluno-blogueiro”, aquele que posta e compartilha suas produções com os outros, e também o de “aluno-leitor”, aquele que lê, comenta e interage a respeito da produção dos outros. Esta prática pedagógica atesta a possibilidade de se desenvolver a formação cidadã do aluno ao mesmo tempo em que se cumpre o conteúdo previsto pela SEE/SP, pois não se altera o produto final proposto pelo material pedagógico oficial, mas apenas se modifica o suporte de veiculação, do papel para a rede. Como Antunes (2009) teoriza, a escola sairia de seus muros para envolver a própria sociedade. Os resultados demonstram que a comunidade assume a escola como algo que também lhe pertence e passa a valorizá-la.


Agência de fomento:
CAPES