RESUMO: A resenha, segundo Motta-Roth e Hendges (1996), é um gênero notadamente produzido na Universidade. Amparado nesse apontamento, é possível afirmar que a compreensão da estrutura retórica desse gênero se torna uma tarefa indispensável para o professor universitário. Destarte, a compreensão de como esse pode se organizar retoricamente permitirá ao docente a ampliação das habilidades dos alunos para a produção desse gênero, além de possibilitá-lo a mapear as dificuldades que os acadêmicos apresentam na sua produção. Pensando nisso, esta comunicação visa investigar/descrever as divergências, as fugas e os desvios nas resenhas dos acadêmicos, tanto no nível da organização retórica como dos elementos formais que sinalizam essa organização no nível léxico-gramatical. Para tanto, esta pesquisa fundamentar-se-á sob a plêiade de Bakhtin (1995; 2011), Bezerra (2001; 2010), Biasi-Rodrigues (2009), Crismore (1989), Feak (2009), Francis (1994), Medeiros (2013), Motta-Roth e Hendges (2010), Swales (1990; 1994; 2004). Para a investigação, selecionar-se-á um corpus de 40 resenhas produzidas, seguindo o modelo CARS (SWALES, 1990), por alunos do 6º e 8º Período do Curso de Letras. Quanto à base metodológica, realizar-se-á uma pesquisa qualitativo-quantitativa, buscando descrever as divergências, as fugas e os desvios em relação ao padrão associado à normalidade do gênero. As resenhas serão submetidas a um processo de segmentação e análise, tendo em vista a sua estrutura retórica e os elementos léxico-gramaticais. Pretende-se mapear por meio da análise descritiva e reflexiva acerca as dificuldades dos alunos na produção das resenhas. Isso porque, apesar dos muitos estudos existentes sobre vários aspectos desse gênero, não há pesquisas que explorem as divergências, as fugas e os desvios à luz do padrão associado à “normalidade” do gênero. Para tanto, propõe-se indicar, de forma concisa, apontamentos importantes quanto à escolha prototípica do gênero e às escolhas léxico-gramaticais.
PALAVRAS-CHAVE: Gêneros acadêmicos; resenhas; estrutura retórica; organização léxico-gramatical.