O GÊNERO WALKTHOUGH/DETONADO: UMA PRÁTICA DISCURSIVA DA COMUNIDADE GAMER | Autores: Michely Gomes Avelar (UEG - Universidade Estadual de Goiás) ; Carla Conti de Freitas (UEG - Universidade Estadual de Goiás) |
Resumo: O uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) tem impactado os meios de interação da geração nativos digitais e reconfigurado as formas de expressão e comunicação e a difusão das informações. Para essa geração, os jogos digitais constituem-se em um importante instrumento de atuação social, interação, entretenimento, conhecimento e aprendizagem. O interesse dos nativos digitais pelos games oportuniza o surgimento de uma comunidade discursiva formada pelos jogadores, denominada gamers, que utilizam uma variedade de gêneros advindos do contexto digital, mais especificamente relacionados aos jogos digitais. Pensando nisso, este artigo propõe discutir os gêneros textuais que emergem a partir da comunidade discursiva gamer de modo a descrevê-los e discuti-los na constituição dessa comunidade discursiva. Buscar-se-ão os parâmetros para definir os gêneros textuais e a comunidade discursiva gamer sob a plêiade de Miller (1984), Marcuschi e Xavier (2010), Swales (1998, 2004), Gee (2003), Leffa (2014) e Rodrigues, Araujo e Sousa (2009). O córpus desta pesquisa constitui-se de vídeos de walkthough / detonado de jogos digitais publicados no Youtube, e outras redes sociais, que foram selecionados aleatoriamente. Este estudo busca compreender como o uso das novas tecnologias na sociedade contemporânea corrobora com o surgimento de novos gêneros e novas comunidades discursivas.
|
|