Este artigo tem como objetivo principal a descrição de trechos de relatos autobiográficos que constroem a identidade materna em práticas de letramentos de estudantes da graduação. Os outros objetivos são analisar o gênero memorial escrito por alunos do curso Licenciatura e Educação do Campo (LEdoC), identificar trechos em que as crenças no poder da escrita são manifestadas e refletir sobre a importância da figura materna para as estratégias de letramento. A LEdoC é um curso da Universidade de Brasília (UnB) que objetiva formar professores, ou outros agentes educacionais, para atuar nas áreas rurais e comunidades camponesas, como assentamentos rurais, comunidade indígenas e quilombolas. A pesquisa, de cunho qualitativo, foi realizada na Faculdade UnB Planaltina (FUP) com estudantes que frequentaram a disciplina Leitura e Produção de Textos I ofertada durante o primeiro semestre de 2018. Como metodologia para a geração dos dados, o projeto contou com a observação participativa, a leitura dos memoriais e análise dos relatos autobiográficos. As bases teóricas que fundamentam o trabalho são as contribuições nas áreas de Análise do Discurso e Etnografia (MAGALHÃES et al, 2017; HEATH e STREET, 2008;), Letramentos Múltiplos (BARTON, 2006; STREET, 2014; SOUSA et al, 2016) e Construção de Identidades (WOODWARD, 2000), entre outras perspectivas e autores. A pesquisa revela aspectos da vida dos estudantes que descrevem identidades assumidas pela figura materna assim como as estratégias de letramento empregadas por essas mães, contribuindo para a ampliação do conhecimento sobre as comunidades e suas práticas sociais.
Palavras-chave: Letramento; Educação do Campo; Identidade materna; Diversidade; Memorial.