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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo

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SURDOS, EDUCAÇÃO BILÍNGUE E REPRESENTAÇÕES DA LÍNGUA PORTUGUESA NAS REDES SOCIAIS

Autores:
Tatiane Folchini dos Reis (ULBRA - Universidade Luterana do Brasil)

Resumo:

O surgimento das mídias digitais e, mais especificamente, das redes sociais da internet, desde o final da década de 1990, vem modificando significativamente não apenas as formas de sociabilidade das comunidades de sujeitos surdos, como também suas formas de comunicação. De acordo com Charlie Swinbourne (2016), inicialmente, a principal vantagem dos novos meios a ser incorporada pelos surdos foi a possibilidade de gravar, armazenar e enviar textos visuais nos quais os próprios surdos apareciam sinalizando. Aos poucos, contudo, também a língua portuguesa passou a ser utilizada com maior frequência, principalmente pequenos textos verbais enviados por mídias como o Facebook e o WhatsApp. Visto que a língua materna dos surdos brasileiros é a língua brasileira de sinais (LIBRAS) e a língua portuguesa, na modalidade escrita, a sua segunda língua, surgem várias questões e desafios quanto ao uso do português nas redes sociais, tais como as dificuldades do domínio linguístico e a necessidade de colaboração na escrita, entre outras. Diante desse contexto, a pesquisa tem, como objetivo, apresentar os resultados sobre o modo como uma comunidade de surdos representa sua relação com o uso da língua portuguesa em duas redes sociais: o WhatsApp e o Facebook. A metodologia foi inspirada na etnografia virtual, a partir dos estudos de Heine (2004), com a imersão do pesquisador, por um tempo determinado, no ambiente virtual, em que investiga e analisa as relações e representações produzidas pelos membros participantes desses grupos. O referencial teórico adotado para as reflexões aqui apresentadas baseia-se nos conceitos de representação, conforme compreendido no campo dos Estudos Culturais, bem como nos Estudos Surdos e de Mídias.