Marcadores Discursivos: Tipos e Funções em aula da inglês como língua estrangeira
| Autores: Luíza Carolina Carneiro de Oliveira Guimarães (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco) |
Resumo: Esta dissertação de mestrado, defendida em Maio de 2018, foi escrita sob orientação da Professora Doutora Kazue S. M. Barros e se trata de um estudo de caso em três escolas da Região Metropolitana do Recife e, tem como objetivo principal, a descrição de como os Marcadores Discursivos (MDs) são usados na aula de inglês como língua estrangeira. Para tanto, temos como objetivos específicos a retomada das principais noções sobre MDs e dos aspectos etnográficos que influenciam nas aulas, para então observar as aulas de língua inglesa, buscando compreender os usos de MDs e a própria interação em sala de aula, confrontando nossos dados com nossas hipóteses. Esta pesquisa se insere nos estudos da Análise da Conversação e da Sociolinguística Interacionista e, tem como base as teorias de Schiffrin (1987), Barros (1991), Brinton (1996) e Castro (2009) para tratar sobre os MDs. Os resultados revelaram que a interação em sala de aula é bastante sensível aos aspectos etnográficos, fazendo com que haja uma hierarquia entre os falantes e tornando a conversação limitada a esta; assim como, os gêneros que circulam nesse ambiente acabam se restringindo aos do domínio pedagógico, fazendo com que os falantes não sejam expostos a um tratamento adequado da oralidade para que haja o domínio da fala, em inglês, nas diversas circunstâncias da vida cotidiana. Por isso, também levantamos uma discussão sobre o método Communicative Approach (abordagem comunicativa) de ensino de línguas estrangeiras, apontando para o fato de que ele não deve ser confundido com um tratamento adequado da oralidade, já que esse método apenas engloba os textos e gêneros orais do domínio pedagógico.
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