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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


MÍDIA, EDUCAÇÃO E PRODUÇÃO TEXTUAL: A IMPORTÂNCIA DA PUBLICIDADE PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA

Autores:
Mayara Oliveira Feitosa (UFS - Universidade Federal de Sergipe)

Resumo:

O objetivo deste artigo consiste em compreender a importância da publicidade como instrumento para trabalhar temas sociais no ensino de Língua Portuguesa, possibilitando o desenvolvimento da leitura e da produção textual. Foram utilizados pressupostos teóricos de Ferraz (2014), Mizan (2011) e Rojo (2012), sobre multimodalidade, educação e linguagem publicitária. Este artigo propôs não somente uma reflexão de elementos estruturais da imagem e da escrita, mas também seus aspectos que apresentam modos complementares de compreensão do mundo. As duas modalidades da língua podem ser examinadas a partir de procedimentos linguístico-discursivos, uma vez que a publicidade propõe uma espécie de conscientização de forma crítica, reflexiva, transformadora e dinâmica de modo a dialogar com o leitor. Como corpus foram utilizadas campanhas publicitárias sobre a consciência coletiva contra a prática da violência verbal e da violência física, para propor atividades de leitura e produção de texto. Com base em uma pesquisa qualitativa, a metodologia deste trabalho consiste na análise de elementos verbais e visuais e na elaboração de atividades para alunos do Ensino Médio, a partir de procedimentos teórico-metodológicos de Monte Mór (2011) e Ferraz (2014), para identificar elementos multimodais, fundamentais para a compreensão textual. Percebeu-se o entrecruzamento entre as modalidades visual e escrita, a publicidade sendo um gênero híbrido bastante utilizado pelo suporte impresso ou eletrônico em jornais, revistas e na internet, incentivando a prática da leitura, consequentemente da escrita. Assim, notou-se que os textos multimodais são indispensáveis para a produção textual no ensino de Língua Portuguesa.