CONSTRUÇÃO COLABORATIVA DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS DE GÊNEROS TEXTUAIS: UMA ESTRATÉGIA DE INDUÇÃO DOCENTE NOS ANOS INICIAIS | Autores: Ana Sílvia Moço Aparicio (USCS - Universidade Municipal de São Caetano do Sul) ; Maria de Fátima Ramos de Andrade (USCS - Universidade Municipal de São Caetano do Sul) |
Resumo: Neste trabalho, apresentamos resultados parciais de uma pesquisa que objetiva investigar a contribuição da construção colaborativa de sequências didáticas de gêneros textuais na indução de professores principiantes nos anos iniciais do ensino fundamental. Consideramos como referencial teórico, estudos do Interacionismo sociodiscursivo, relativos à questão do agir docente, proposta por Jean Paul Bronckart, e à concepção de Sequência Didática, proposta por Joaquim Dolz e Bernard Schneuwly; como também estudos sobre indução docente, desenvolvidos por pesquisadores, como Carlos Marcelo, que têm como preocupação a formação daqueles que estão iniciando na docência, quando são educadores e ao mesmo tempo aprendizes. É um período que requer atenção e cuidado no sentido de criar situações/estratégias que ajudem o professor a perceber as intersecções do conhecimento teórico com a prática observada/experimentada na escola. Apostamos na ideia de que a construção de sequências didáticas, quando experimentadas pelos iniciantes no processo de indução, num trabalho colaborativo, cria condições para que possam aprender a observar, a registar e a analisar os fenômenos de sala de aula. Na pesquisa, de natureza colaborativa intervencionista, primeiramente, traçamos o perfil de professores iniciantes de duas escolas públicas municipais da região do grande ABC paulista, e identificamos como as equipes gestoras das escolas acolhem e realizam a inserção dos professes iniciantes. Na sequência, por meio de um projeto de integração Universidade e escola, realizamos ações formativas que envolvem a construção colaborativa de sequências didáticas de gêneros textuais, com a intenção de promover a indução dos professores iniciantes. Os resultados iniciais evidenciam que não há, nas escolas, estratégias de acolhimento dos iniciantes; cada um busca por si a troca de experiências com os colegas, sobretudo iniciantes; a construção colaborativa de sequência didática constitui-se numa situação-problema, em que os professores têm de lidar, simultaneamente, com diversos aspectos do ensino e aprendizagem da língua materna.
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