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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo

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O SARAU COMO INSTRUMENTO DE ENSINO APRENDIZAGEM NO ENSINO DA LITERATURA

Autores:
Lindalva de Freitas (FALUB - FACULDADE LUSO BRASILEIRA) ; Zélia Maria Melo de Lima Santos ()

Resumo:

O presente estudo relata o resultado de uma experiência vivenciada nas aulas de Literatura Portuguesa no curso de Licenciatura  em Letras de uma Faculdade Privada na cidade de Carpina /PE. Essa experiência  surgiu devido as dificuldades de leitura interpretativa, discursiva argumentativa e  de produção textual dos graduandos em letras, futuros docentes de Língua Portuguesa. Este artigo tem como objetivo apresentar as considerações referentes as contribuições do sarau como instrumento no ensino aprendizagem de Literatura Portuguesa.Essa estratégia  pedagógica recebeu o nome de " Sarau Literário- Cantos e Encantos: Tessituras  da Linguagem".  Como abordagem metodológica  foi utilizado a pesquisa ação. Diversas atividades foram realizadas norteadas pela literatura, das cantigas trovadorescas ao teatro de Gil Vicente. O sarau propocionou momentos lúdicos de interação e aprendizagem, os graduandos além de ampliarem seus conhecimentos  no campo da literatura , fizeram a contextualização das cantigas trovadorescas com as  músicas atuais. Construíram textos, paródias e peças teatrais  baseadas nas obras de Gil Vicente, além disso, apresentaram dramatizações, corais e músicas como uma argumentação intrínsica do domínio de instrumentos teóricos e práticos imprescindíveis no processo educativo. O sarau como instrumento didático de aprendizagem oportunizou aos alunos do curso de letras o desenvolvimento de habilidades e competências  necessárias  para a leitura discursiva  argumentativa, reflexiva e construção de novos  textos. Nesse contexto, a pesquisa, as leituras diversas, a contextualização com apresentações e dramatizações foram elementos relevantes no processo de aproximação entre teoria e prática. Para o aporte teórico, dialgou-se com os autores Rocha(2012), Moura( 2013), Bakhtin (2017), Costa ( 16), Bagno (2018) entre outros.