Poster
| O SARAU COMO INSTRUMENTO DE ENSINO APRENDIZAGEM NO ENSINO DA LITERATURA | Autores: Lindalva de Freitas (FALUB - FACULDADE LUSO BRASILEIRA) ; Zélia Maria Melo de Lima Santos () |
Resumo: O presente estudo relata o resultado de uma experiência vivenciada nas aulas de Literatura Portuguesa no curso de Licenciatura em Letras de uma Faculdade Privada na cidade de Carpina /PE. Essa experiência surgiu devido as dificuldades de leitura interpretativa, discursiva argumentativa e de produção textual dos graduandos em letras, futuros docentes de Língua Portuguesa. Este artigo tem como objetivo apresentar as considerações referentes as contribuições do sarau como instrumento no ensino aprendizagem de Literatura Portuguesa.Essa estratégia pedagógica recebeu o nome de " Sarau Literário- Cantos e Encantos: Tessituras da Linguagem". Como abordagem metodológica foi utilizado a pesquisa ação. Diversas atividades foram realizadas norteadas pela literatura, das cantigas trovadorescas ao teatro de Gil Vicente. O sarau propocionou momentos lúdicos de interação e aprendizagem, os graduandos além de ampliarem seus conhecimentos no campo da literatura , fizeram a contextualização das cantigas trovadorescas com as músicas atuais. Construíram textos, paródias e peças teatrais baseadas nas obras de Gil Vicente, além disso, apresentaram dramatizações, corais e músicas como uma argumentação intrínsica do domínio de instrumentos teóricos e práticos imprescindíveis no processo educativo. O sarau como instrumento didático de aprendizagem oportunizou aos alunos do curso de letras o desenvolvimento de habilidades e competências necessárias para a leitura discursiva argumentativa, reflexiva e construção de novos textos. Nesse contexto, a pesquisa, as leituras diversas, a contextualização com apresentações e dramatizações foram elementos relevantes no processo de aproximação entre teoria e prática. Para o aporte teórico, dialgou-se com os autores Rocha(2012), Moura( 2013), Bakhtin (2017), Costa ( 16), Bagno (2018) entre outros.
|
|