Sentir, Interpretar e recriar: ideologia de gênero em um clube de leitura literária no Ensino Médio | Autores: Alexandra Santos Pinheiro (UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados) |
Resumo: comunicação apresenta os resultados de uma pesquisa de campo realizada nos três últimos anos do Ensino Fundamental da Escola Estadual Rita Angelina, localizada em um bairro periférico da cidade de Dourados- Mato Grosso do Sul. Importante salientar que esta foi a primeira escola em tempo integral aberta na cidade. A investigação foi amparada teoricamente pela estética da recepção, principalmente pelas obras de Hans Robert Jauss (1979) e Regina Zilberman (1989) e teve, como abordagem metodológica, a pesquisa-ação e a pesquisa-bibliográfica. O trabalho de campo consistiu em oficinas de leitura literária, permeadas pela leitura e pelo debate de narrativas curtas, majoritariamente de autoria de mulheres. Em um momento em que o estado do Mato Grosso do Sul retira a Literatura de seu currículo, ações de investigação como esta objetivam pensar de que maneira o texto literário pode se fazer presente na sala de aula, sem trazer as marcas das cobranças de nota e de questões pragmáticas. Formar leitores literários nos últimos anos do Ensino Fundamental II, é uma forma de garantir que, no Ensino Médio, os estudantes estejam mais amadurecidos para elegerem os seus livros e acompanharem as atividades de leitura propostas dentro das aulas de Língua Portuguesa. Por último, é importante destacar que a investigação também contribuiu para que o debate de gênero fosse favorecido por meio da leitura de textos de autoria de mulheres.
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