Poster
| ESTRATÉGIAS DE LEITURA E O ENSINO DO ATO DE LER | Autores: Silvana Paulina de Souza (UFAL - UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS) |
Resumo: A criação de contextos e modos motivadores para o ensino das estratégias de compreensão leitora e, assim, contribuir para a formação da criança leitora foi o foco das discussões desenvolvidas nas pesquisas de doutorado. A tese defendida é a que a abordagem das estratégias de leitura organizada intencionalmente cria o contexto necessário para o ensino do ato de ler. As ações metacognitivas sobre o ato de ler levam o aluno a pensar sobre o que lê, como e para quê lê, promovendo a compreensão do texto lido, assim como a apropriação de seu conteúdo. Com base metodológica no experimento formativo, os dados foram gerados na implementação das estratégias de compreensão leitora durante o desenvolvimento de Projetos de leitura. Considerando a Atividade da criança e sua capacidade de aprendizado e desenvolvimento; a escola como espaço de ensino formal, de vivências e de escolhas; pedagógicas; e o professor como criador de mediações no processo de apropriação do conhecimento, a Teoria Histórico-Cultural norteou o trabalho e possibilitou a formação de elos com as demais proposições. Os resultados apontam para a contribuição das ações mediadoras por meio das estratégias no processo de apropriação do ato de ler, como prática culturalmente constituída; a experiência dos sujeitos permite o desenvolvimento da autonomia. Formaram-se neles ações de norteamento de objetivos e a capacidade de propor finalidades cognoscitivas mais complexas e alcançá-las no processo da Atividade de exploração transformadora.
|
|