Imprimir Resumo


Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo

Poster


Letramento Acadêmico e Documentos Oficiais para o Ensino Médio

Autores:
Juliana Acosta Fracaroli (IFPR - Instituto Federal do Paraná) ; Rafael Petermann (IFPR - Instituto Federal do Paraná) ; Renato Galvão Buzinaro (IFPR - Instituto Federal do Paraná)

Resumo:

Este trabalho tem o objetivo de verificar de que maneira as práticas letradas do domínio acadêmico/científico aparecem em políticas públicas educacionais em nível nacional voltadas para o ensino médio publicadas entre 2000 e 2018. Para tanto, lançamos mão, como ancoragem teórica, da compreensão de letramento como prática social com base nas formulações dos Novos Estudos do Letramento e do Letramento Acadêmico para empreender um estudo de caráter qualitativo por meio da análise documental, com objetivo exploratório, de quatro documentos, a saber, os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (2000), as Orientações Curriculares para o Ensino Médio (2006), cadernos do Programa Ensino Médio Inovador (2013) e Base Nacional Comum Curricular para o Ensino Médio (versão preliminar de 2018), olhando em todos especificamente para as seções destinadas à área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Em termos de resultados, identificamos menções nesses documentos a respeito de práticas letradas acadêmicas/científicas como a indicação de gêneros discursivos a serem abordados em sala de aula e reflexões sobre o campo discursivo acadêmico/científico. Esses resultados apontam para o fato de que, segundo os documentos oficiais, é preciso oportunizar ao estudante do ensino médio a interação com a escrita/leitura de textos do domínio acadêmico. Como desdobramento deste resultado parcial, pretende-se, por meio de questionário com professores de Línguas do Ensino Médio do Núcleo de Paranavaí, entender como os gêneros acadêmicos têm sido (ou não) inseridos nos currículos escolares.


Agência de fomento:
IFPR/CNPq