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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


O PROCESSO DE REDAÇÃO DE TEXTOS NO IFRR/CAMPUS AMAJARI: DA LEITURA À PRODUÇÃO ESCRITA

Autores:
José Vilson Martins Filho (IFRR/CAM - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RORAIMA/ CAMPUS AMAJARI) ; Jacinta Ferreira dos Santos Rodrigues Rodrigues (IFRR/CAM - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RORAIMA/ CAMPUS AMAJARI) ; Larisse Livramento dos Santos Santos (IFRR/CAM - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RORAIMA/ CAMPUS AMAJARI)

Resumo:

O Norte do Estado de Roraima, em especial o município de Amajari, expressa uma situação pouco favorável quando se trata de leitura e escrita. Assim, aliado a fatores socioeconômicos e com base na diversidade agroecológica e cultural de Roraima, surgiu a ideia do tema do IX Concurso de Redação do IFRR/CAM: “Potencialidades Agroecológicas e Culturais no Estado de Roraima”, com base em Cursos Técnicos em Agropecuária, Aquicultura e no Ensino Regular. Este trabalho constitui-se em um relato de experiência vivenciado pelos docentes de Língua Portuguesa quanto à participação da comunidade escolar do município de Amajari. A proposta foi direcionada à perspectiva da realização da produção em diferentes gêneros textuais perpassando o ensino fundamental até a EaD. O objetivo é socializar os saberes que os estudantes possuem, contribuindo para a melhoria da educação no município de Amajari, a partir do incentivo à leitura e à escrita. A metodologia se deu a partir de oficinas de produção textual direcionadas aos estudantes participantes. Em outro momento aconteceu a escrita das redações nas diferentes escolas e comunidades indígenas. As redações selecionadas nesse projeto farão parte da composição do livro do Plano Anual de Trabalho (PAT), sendo uma maneira de valorizar a escrita dos discentes e uma oportunidade para que eles conheçam a sua cultura e a cultura do outro e as peculiaridades de cada curso. As conclusões apontam para a importância de atividades lúdicas e significativas, para a troca de experiências entre os alunos das instituições envolvidas e para a melhoria na prática de leitura e escrita dos estudantes do município de Amajari. Fundamentando este trabalho, dialogamos com alguns autores Kamii (1990), Freire (1980), Vázquez (1997) e Lorenzato (2008), que apontam a leitura e a escrita como formas de compreender o mundo e interagir com ele.


Agência de fomento:
não se aplica