LEXICOLOGIA EM FOCO: COMO ARTICULAR O ENSINO DO LÉXICO À GRAMÁTICA NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA
Dafne Rodrigues Alvares de Castro
RESUMO
Este artigo tem por objetivo apresentar proposta de sequência didática em que a gramática é contextualizada a partir do estudo do léxico no conto “Uma vela para Dario”, de Dalton Trevisan. Tradicionalmente, no ensino de Língua Portuguesa, classificavam-se categoricamente termos, orações e sentenças, de forma isolada. Essa categorização e sistematização da língua foi, aos poucos, sendo abandonada para dar espaço a um novo objeto de estudo: o texto. O ensino de gramática veio sofrendo transformações ao longo dos anos, o que é evidente ao observarmos as modificações nos documentos que regem o currículo da disciplina de Língua Portuguesa para a Educação Básica (6º ano do Ensino Fundamental II e Ensino Médio). Contudo, o que se observa atualmente é que a preocupação com leitura, interpretação e produções textuais, por parte dos professores, contribuiu para o abandono da gramática. Sendo assim, busca-se, a partir dos estudos lexicológicos e da exploração e análise do léxico no corpus, encontrar caminhos para a abordagem de aspectos linguísticos e extralinguísticos nas aulas de Língua Portuguesa, elementos importantes para a plena formação do sujeito.
Palavras-chave: sequência didática, gramática contextualizada, estudo do léxico, Língua Portuguesa.