Imprimir Resumo


Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


PRÁTICAS DE REVISÃO DE TEXTOS NO ENSINO BÁSICO: preparando-se para a esfera acadêmica

Autores:
Risoleide Rosa Freire de Oliveira (UERN - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte)

Resumo:

Com base na concepção dialógica de linguagem, discute-se a necessidade da prática de revisão de textos no ensino básico a fim de minimizar as dificuldades dos alunos ao chegar à esfera acadêmica. Para tanto, leva-se em conta a experiência da autora nas disciplinas Metodologia do Trabalho Científico, desenvolvida no primeiro ano do ensino superior. O estudo tem como objetivo contribuir para a produção de trabalhos acadêmico-científicos que levem em conta os aspectos discursivos e linguísticos, e não apenas os normativos e notacionais. Para tanto, baseia-se na análise dialógica do discurso do Círculo de Bakhtin, mais especificamente nas noções de gêneros do discurso, enunciado e autoria, as quais possibilitam aos autores mais reflexão e autonomia no ato de escrever. A abordagem da pesquisa é de natureza qualitativa e interpretativa, subsidiada pelo método analítico bakhiniano. O corpus que constitui os dados empíricos advém de projetos desenvolvidos pela autora com alunos do curso de Letras e História na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. A análise dos dados aponta a necessidade de reforço no primeiro ano de ensino superior dos aspectos discursivos e linguísticos, por meio de práticas de revisão, a fim de estimular uma escrita de trabalhos científicos mais autoral, com mais autonomia e responsividade.