Imprimir Resumo


Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


MULTILETRAMENTOS E LIVRO DIDÁTICO: UM OLHAR PARA AS NOVAS TECNOLOGIAS EM ATIVIDADES DE LINGUAGEM

Autores:
Sandro Luis da Silva (UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo)

Resumo:

Nas práticas sociais pós-modernas, os sujeitos estão sendo expostos à leitura e à produção de textos que misturam escrita, layout, imagens, sons, dentre outros recursos, numa verdadeira simbiose de     diferentes linguagens, caracterizando a multimodalidade. Na sociedade atual, a inserção das novas tecnologias está cada vez mais presente no dia a dia das pessoas. Cabe à escola o desenvolvimento de diferentes competências do aluno, dentre elas a leitora. Esse fato requer um trabalho efetivo com a multimodalidade, ou seja, aquele que ultrapasse os limites do código linguístico e passe a considerar as diferentes modalidades semióticas como produtoras de sentido do texto. Exige-se, assim, uma nova postura do leitor e do produtor diante do texto. É possível observar que já estão presentes nos livros didáticos de língua portuguesa propostas de atividades de leitura e produção textual marcadas pelos (multi)letramentos - entendidos como capacidade de atribuir e produzir sentidos a mensagens multimodais - , como exemplificam as Novas Tecnologias. Esta apresentação visa à apresentação de reflexões de como estão presentes alguns conceitos da pedagogia dos multiletramentos (Rojo, 2012) em livros didáticos de língua portuguesa do Ensino Fundamental II, mais especificamente em atividades que envolvam o uso das novas tecnologias. A discussão baseia-se em teorias sobre o tema, em especial as concepções trazidas por Rojo (2009, 2012), Kensy (2009, 2010, 2015), Roxane e Batista (2009), Bunzen (2008) e em análises de atividades propostas em 2 coleções de livro didático, cuja temática foi o uso das novas tecnologias digitais de informação e comunicação, coleções aprovadas pelo PNLD (2014). Estudos voltados para a prática de multiletramentos a divulgação de procedimentos teóricos e metodológicos auxiliam na prática de atividades de sala de aula, buscando um ensino de melhor qualidade e significativos para os sujeitos.