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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


AVALIAÇÃO, ENSINO E APRENDIZAGEM EM LÍNGUA PORTUGUESA: UMA EXPERIÊNCIA NA REDE ESTADUAL PAULISTA

Autores:
Dayane Martin Silva (USCS - Universidade Municipal de São Caetano do Sul) ; Ana Sílvia Moço Aparicio (USCS - Universidade Municipal de São Caetano do Sul)

Resumo:

Neste trabalho, apresentamos resultados de uma pesquisa de mestrado que tem por objetivo principal investigar possíveis contribuições do uso da “Plataforma Foco Aprendizagem” para a formação e o trabalho do professor de Língua Portuguesa e melhor desempenho dos alunos nessa disciplina. Trata-se de uma Plataforma que, implantada em 2015 pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, disponibiliza dados do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (SARESP) e da Avaliação da Aprendizagem em Processo (AAP), um novo programa da Secretaria, criado para acompanhamento mais específico das aprendizagens dos alunos e também de orientação da prática pedagógica do professor. Utilizamos como referenciais teóricos a concepção dialógica de língua defendida por Bakhtin (1997) e as abordagens de ensino de gêneros textuais propostas por Dolz e Schneuwly (2004). A metodologia da pesquisa é de caráter aplicado, seguindo procedimentos da pesquisa intervencionista. Ao longo de um ano letivo, acompanhamos, com o uso da Plataforma, os dados de desempenho de cada aluno de uma turma do 6º. ano, na avaliação do SARESP e nas quatro AAPs de Língua Portuguesa. Esses dados nos ajudaram a diagnosticar as aprendizagens e dificuldades dessa turma para planejamento e realização de intervenções em sala de aula, por meio de sequências didáticas de gêneros textuais. Resultados da pesquisa evidenciam que os alunos tiveram avanços significativos em todas as habilidades mobilizadas nas avaliações. A interpretação dos dados fornecidos pela Plataforma e o uso do dispositivo sequência didática permitiram ações de intervenção voltadas para as dificuldades específicas dos alunos e a personalização do ensino-aprendizagem. Com isso, evidenciamos a importância da articulação desses instrumentos para a melhoria da aprendizagem dos discentes, e para que o professor possa gerir o processo da aprendizagem com maior conhecimento e segurança, ao realizar diagnósticos, planejar, implementar, monitorar e replanejar ações.