O NEOLOGISMO EM EDIÇÕES DE REVISTA DA TURMA DA MÔNICA JOVEM: A FORMAÇÃO LEXICAL | Autores: Marly Custódio da Silva (UEMS - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) ; Patricia Damasceno Fernandes (UEMS - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) |
Resumo: Ao conjunto de palavras que fazem parte da língua portuguesa dá-se o nome de léxico (Basilio, 2014). O acervo lexical pode se ampliar de acordo com as necessidades de seus falantes, os aspectos sociais, políticos, econômicos, entre outros, pois exercem influência para que novas palavras surjam com o objetivo de facilitar a comunicação entres as pessoas. A ampliação lexical é mantida por meio dos processos de formação de palavras, que utilizam elementos que já fazem parte do sistema linguístico brasileiro para constituir novas formas. Pesquisas recentes na área de lexicologia, que tratam de neologismos como as encontradas no livro: Neologia e Neologismos no Brasil - Século XXI de Silva (2012), indicam que o corpus mais produtivo para estudos neológicos tem sido os textos jornalísticos e os textos literários. Partindo dessa perspectiva, observou-se que há pouca escrita que aborda a criação de palavras em histórias em quadrinhos, fato que motivou a escrita desta pesquisa, que tem por objetivo o estudo dos processos de formação de palavras em neologismos encontrados em edições nº 01, 03, 11, 13, 18, 19, 20, 21, 22 e 67 de revistas da Turma da Mônica Jovem e também na edição Especial: Magali Jovem: coração e garra. Nota-se a semelhança que há entre o repertório lexical dos adolescentes e a formação das palavras com neologismos na revista estudada.
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