SINONÍMIA/PARASSINONÍMIA, MÚSICA BRASILEIRA E AMPLIAÇÃO LEXICAL
| Autores: Sandro de Carvalho Teles (UFU - Universidade Federal de Uberlândia) |
Resumo: A presente comunicação objetiva apresentar síntese dos resultados do projeto “A música brasileira como instrumento para a ampliação lexical de estudantes do 9.º ano do Ensino Fundamental: uma proposta de e-book interativo”. Tal projeto constituiu-se como proposta de intervenção junto a estudantes da educação básica para a criação de protótipo de e-book interativo, visando à ampliação lexical e do conhecimento acerca das relações semânticas de sinonímia/parassinonímia. O que se pretendeu, sobretudo, foi demonstrar que a música pode ser usada em sala de aula como recurso para o ensino de Língua Portuguesa. Como parte do processo, refletiu-se com os estudantes a relação das escolhas lexicais em que o discurso presente na canção está inserido, uma vez que as letras das músicas brasileiras apresentam um vasto e diversificado repertório lexical. O projeto fundamentou-se nas abordagens teóricas de: história da música brasileira Diniz e Cunha (2014), Severiano (2013) e Padovan Jr. (2015); léxico, lexicologia e lexicografia Biderman (1984, 2001), Barbosa (1998, 2000, 2001); multiletramentos Rojo e Moura (2012), Marcuschi e Xavier (2010), Reis e Rozados (2016). A temática preconiza acerca do ensino de Língua Portuguesa embasando-se nos preceitos dos PCN (1998) quanto ao ensino/aprendizagem lexical e à reflexão sobre a variação semântico-lexical marcante de nossa língua. Os itens lexicais presentes nas letras das canções, muitas vezes ininteligíveis aos estudantes, propiciaram ampliação lexical e reflexão do quão produtiva é a nossa língua. A realização de atividades como criação de paródias, palavra cruzada e a criação do protótipo do e-book foram meios pelos quais conseguimos notar que a música brasileira representa um campo aberto a ser explorado para se trabalhar a Língua Portuguesa no que diz respeito ao aspecto lexical presentes nas letras das músicas. Desta feita, temos que o ensino do léxico fomentado pelo uso de músicas brasileiras é viável e pode ser uma constante nas escolas.
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