A abordagem dos Conhecimentos Linguísticos em aulas publicadas no Portal do Professor: da prescrição gramatical à análise linguística | Autores: Cássia Fernanda de Oliveira Costa (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco) |
Resumo: A necessidade de uma abordagem da gramática a favor da reflexão e do desenvolvimento das habilidades de uso linguístico tem sido amplamente discutida entre linguistas e educadores, sobretudo a partir da década de 80. No âmbito dessa abordagem, que considera o papel dos conhecimentos linguísticos (CL) nas situações de interação, surge uma proposta teórico-metodológica que visa a vincular o tratamento dos CL ao trabalho com o texto: a Análise Linguística (AL) (GERALDI,1984). Apesar de ser defendida por estudiosos da língua e da educação – como Geraldi (1984), Possenti e Ilari (1992), Soares (2001), Mendonça (2007), Ilari e Basso (2011), Kleiman e Sepulveda (2012), Bezerra e Reinaldo (2013) e Antunes (2014), que fundamentam teoricamente este trabalho – as propostas de mudança em relação à abordagem dos CL ainda geram inquietações nos professores de português, uma vez que a gramática normativa consolidou-se por séculos como cerne do ensino de língua. Diante disso, propomo-nos a analisar aulas publicadas por professores no Portal do Professor (plataforma online do Ministério da Educação voltada para o público docente), no período de 2008 a 2016, a fim de observar em que medida a proposta de trabalho com os CL por meio da análise linguística tem influenciado o que os docentes projetam para suas aulas, bem como compreender o que os professores usuários do Portal entendem por “Análise Linguística”. Para atingir tais objetivos, concentramos a seleção de nosso corpus nas subseções do Portal dedicadas à AL. As análises nos conduziram à compreensão de que, mesmo categorizadas como de AL, as aulas apresentam diferentes abordagens dos CL, que vão da inclinação à normatividade gramatical ao alcance do trabalho com o texto a favor da reflexão e dos usos linguísticos.
Agência de fomento: CAPES |
|