Poster
| O que há de novo no Novo Ensino Médio? - Uma análise de publicações do MEC no Facebook | Autores: Cássia Fernanda de Oliveira Costa (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco) ; Weslane Maria Martim da Silva (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco) |
Resumo: Com a proposta de alteração do ensino médio, que resultou na aprovação da MP nº 746, surgiram críticas provenientes de diversos setores da sociedade, bem como uma intensa campanha de divulgação e defesa por parte do Governo Federal em relação a tais mudanças. Tendo em vista a grande repercussão desses fatos e o impacto que a aprovação da MP terá na educação brasileira nos próximos anos, o presente trabalho pretende analisar as publicações do Facebook da página do Ministério da Educação (MEC) acerca da Reforma do Ensino Médio. Busca-se com essa análise identificar a formação discursiva (FD) a que os sujeitos desses discursos em defesa da MP estão filiados e as FDs às quais se contrapõem tais discursos. Além disso, pretendemos observar o funcionamento da memória discursiva das FDs em análise em relação a alguns termos que nelas reverberam e se cristalizam com determinados sentidos. Nossa análise se baseia nos fundamentos teórico-metodológicos da Análise do Discurso de linha pêcheuxtiana (PÊCHEUX, 1995; 1999; 2011; INDURSKY, 2007; 2011) e em contribuições do filósofo Istiván Mészáros (2008) em relação à influência do capitalismo na educação. O estudo que realizamos aponta para o fato de que os discursos de defesa ao Novo Ensino Médio são produzidos no interior da FD da educação para o capital, e que a implementação dessa reforma constitui uma maneira de manutenção do status quo.
|
|