Poster
| Análise de textos produzidos por alunos estrangeiros/intercambistas | Autores: Osmar Pantoja da Silva Júnior (UEA - Universidade do Estado do Amazonas) |
Resumo: Diante do interesse de estrangeiros em estudar no Brasil, torna-se necessário o aprimoramento do ensino de língua portuguesa para esse público. Diante disso, alicerçar o ensino de segunda língua por meio dos gêneros textuais é importante por ser um atributo enraizado na sociedade. Marcuschi (2008, p.154) afirma que “toda a manifestação verbal se dá sempre por meio de textos realizados em algum gênero”, sendo assim, a importância do texto como um elemento de desenvolvimento da comunicação. Logo, o projeto analisou textos produzidos por alunos intercambistas de pós-graduação, sob a ótica dos gêneros textuais, princípios de textualidade e aspectos gramaticais, a fim de observar o desempenho desses alunos e montar um banco de dados com acertos e dificuldades detectadas, com o intuito de sistematizar as ocorrências encontradas. As aulas foram ministradas aos sábados, entre março e dezembro de 2017, e foram divididas em dois módulos. O primeiro teve como foco o ensino da cultura brasileira. O segundo foi voltado à preparação dos alunos para uma avaliação de proficiência da língua portuguesa, na qual as atividades focavam em gêneros argumentativos. Em um total de 56 textos, na primeira análise do corpus, quanto aos gêneros, observou-se que os alunos conseguiram responder ao que foi proposto, especialmente em textos voltados a relatos do dia a dia, com tipologia informativa (notícia), e dissertativa (artigo). Quanto aos aspectos gramaticais e princípios de textualidade, notou-se a maior dificuldade dos alunos, por conta da alta quantidade de ocorrências inadequadas nas pontuações e na grafia, além de problemas com falsos cognatos. Porém, os alunos realizaram com clareza a construção de textos coerentes, sendo assim, uma das principais evidências da compreensão daquilo que fora repassado nas aulas. Por fim, as análises indicaram um caminho pela necessidade de reforçar o ensino em sala de aula de análise linguística, principalmente aspectos sintáticos.
Agência de fomento: FAPEAM |
|