Imprimir Resumo


Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


RESSIGNIFICAÇÃO DO ENSINO DA LÍNGUA MATERNA: O ENSINO DA NORMATIVIDADE GRAMATICAL A PARTIR DOS TEXTOS DO LIVRO DIDÁTICO DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO

Autores:
Eliane Miranda Machado (UFT - Universidade Federal do Tocantins)

Resumo:

Diante da instabilidade vivenciada pelo ensino da língua materna, tanto no que se refere “ao que ensinar nas aulas de língua portuguesa”, quanto no “como ensinar” é que justificou a realização desta pesquisa, tendo em vista que visa amenizar o distanciamento existente entre a linguística e a gramática normativa, buscando o aprimoramento do ensino da língua materna. A pesquisa também tem como objetivo analisar as contribuições dos livros didáticos para a ressignificação do ensino da língua materna, com o ensino da normatividade gramatical, a partir de textos. Tal fator, é um desafio para o professor de Língua Portuguesa na contemporaneidade, considerando a necessidade de reflexão da praxe docente e a construção de planejamentos que promova, de fato, a aprendizagem linguística dos educandos em todos os seus aspectos. Para sustentação teórica usou-se como referencial Carlos Alberto Faraco (2006), (2009); discussões pautadas nas teorias da sociolinguística variacionista de Labov, Oliveira (2017); Travaglia (1996), entre outros. Para realização deste trabalho foi desenvolvida  pesquisa bibliográfica, com vistas a analisar as contribuições dos livros didáticos do primeiro ano do ensino médio para a ressignificação do ensino da língua, partindo da análise dos textos dispostos neste material que são categorizados em diferentes gêneros, adequados aos níveis de aprendizagem dos educandos. Encerradas as análises, foi possível constatar que várias mudanças ainda devem ocorrer, no que tange ao ensino da língua materna, levando em consideração os fatores externos que influenciam no desempenho dos educandos durante as aulas, além  da estrutura do material didático usado pelos alunos, como fonte de pesquisa que trazem “recortes” de textos que prejudicam os educandos na compreensão do todo, no que se refere a abstração da mensagem e, também, na compreensão da funcionalidade dos elementos usados nos trechos apresentados, além de realizar abordagens distintas para apresentação dos aspectos linguísticos (morfologia – semântica e sintaxe).