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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


O ciclo de ensino-aprendizagem e a pedagogia de gêneros: aplicação na educação básica

Autores:
Maria Ladjane dos Santos Pereira (UNICAP - Universidade Católica de Pernambuco ) ; Benedito Gomes Bezerra (UPE - UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO, UNICAP - Universidade Católica de Pernambuco )

Resumo:

O ciclo de ensino-aprendizagem e a pedagogia de gêneros: aplicação na educação básica

O ensino de língua por meio dos gêneros textuais na educação básica tem sido objeto de abordagens significativas nos estudos da linguagem. Entre elas, parecem-nos recorrentes, no cenário acadêmico brasileiro, as pesquisas centradas no ensino de gêneros por meio das sequências didáticas orientadas pelo interacionismo sociodiscursivo. Dessa forma, estudos que utilizem outras perspectivas não são frequentes no contexto brasileiro. Contudo, neste trabalho, nosso objetivo é analisar as contribuições do ciclo de ensino-aprendizagem proposto pela abordagem sistêmico-funcional de estudo de gêneros, considerando sua aplicação ao ensino de produção textual na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para tanto, nos pautamos nas contribuições de Bezerra (2017), ao considerar a perspectiva dos gêneros no contexto brasileiro, assim como nos postulados de Martin e Rose (2016) no que tange ao ciclo australiano. Esta pesquisa tem como corpus textos de alunos previamente analisados em dissertação de mestrado defendida no PROFLETRAS (PEREIRA, 2016). Esperamos, com este trabalho, oferecer um panorama dessa pedagogia de gêneros aplicada ao contexto da Educação de Jovens e Adultos, cujo acesso a determinados gêneros ocorre de forma mais restrita. E, a partir disso, ampliar as discussões em torno do gênero na perspectiva do ensino.