Numa sociedade multicultural como a que hoje se vivencia, urge fomentar, em contextos formais de aprendizagem, práticas educacionais que promovam a interculturalidade, no respeito de Si e do(s) Outro(s) (UNESCO, 2018).
A aula de PLE pode/ deve ter uma palavra a dizer nesse desiderato (Bizarro, 2012). No contexto da RAEM, o processo de ensino e de aprendizagem de Português no Ensino Superior pode/deve criar espaços de reflexão crítica sobre questões de identidade e de alteridade, utilizando o texto literário em Língua Portuguesa, como veículo para discutir e reflectir diferentes formas de racismo, de intolerância pelo Diferente ou de (des)construção de Si próprio, bem como de todos os estereótipos que afectam a imagem do Outro (Bizarro & Xavier, 2017).
Propomo-nos, assim, nesta comunicação oral, dar conta de experiências didácticas de leitura de diferentes textos literários em Língua Portuguesa que, pela sua temática, mas também pela língua que utilizam e pela cultura que veiculam, se revelaram espaços de aprendizagens significativas interculturais. Dar-se-á, igualmente, conta do diálogo que, muitas vezes, esses textos mantiveram com a forma de comunicação cinematográfica, alargando a formação do aprendente de Português da RAEM a distintas linguagens que se complementam no conhecimento, interpelação e respeito da/ pela pessoa e do/pelo cidadão.
Finalmente, serão apresentadas outras hipóteses de textos literários e de obras cinematográficas que podem dialogar entre si, nas perpectivas científico-didácticas aqui defendidas.