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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


A abordagem dos gêneros textuais nos manuais didáticos portugueses

Autores:
Fábio Gusmão da Silva (UL - Universidade de Lisboa)

Resumo:

O intuito da comunicação é o de apresentar parte de uma investigação de pós-doutoramento, realizada em Portugal, denominada A abordagem dos gêneros textuais nos manuais didáticos portugueses, em que são aludidos dois objetos de extrema importância no âmbito escolar: os gêneros textuais e os livros didáticos. Dentro dessa perspectiva, o presente trabalho propõe analisar, em duas coleções atuais de Língua Portuguesa, do Ensino Secundário, equivalente ao Ensino Médio da Educação Básica brasileira, de que maneira os gêneros perpassam os livros didáticos utilizados para o ensino de língua materna, bem como de que forma os autores aplicam esses conceitos inerentes ao gênero para desenvolver a habilidade linguística de leitura e escrita dos alunos. A primeira coleção apresentada é Outras Expressões, dos autores Pedro Silva, Elsa Cardoso e Sofia Rente da Editora Porto, e a segunda é a Novo Plural, cujas autoras são Elisa Costa Pinto, Paula Fonseca e Vera Saraiva Baptista da Raiz Editora. Os pressupostos que norteiam o embasamento teórico sobre gênero partem de Bakthin (2003), em que se encontra o alicerce da concepção desse conceito, além de outros pesquisadores, cujas reflexões se voltam para a aprendizagem, dentre os quais podemos citar Bronckart (2007) e Schneuwly e Dolz (2004), que contribuem com suas pesquisas para fundamentar essa investigação. Cabe ressaltar que o trabalho não tem a intenção de avaliar a qualidade dos manuais didáticos analisados, tampouco de compará-los. O que se pretende é simplesmente verificar quais são os gêneros privilegiados nas coleções de língua portuguesa europeia, bem como de identificar a aplicação do conceito de gênero para o desenvolvimento da habilidade linguística de leitura e de escrita no ensino de língua materna.