A poesia proporcionando o trabalho integrado e
colaborativo na escola: uma contribuição à
formação de professores da Educação Básica
| Autores: Regina Aparecida Berardi Osório (IFSP -CARAGUATATUBA - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo) |
Resumo: Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa-ação desenvolvida em dois ciclos (2012-2013), em uma escola pública da Educação Básica, no estado de São Paulo, com professores de Língua Portuguesa, Inglês, Matemática, História, Geografia e Arte, e estagiários do curso de Letras de uma universidade privada. Faz parte de uma tese de doutorado que foi orientada pela professora Dra. Filomena Martins, do Departamento de Educação da Universidade de Aveiro, em Portugal, Teve como objetivos principais contribuir para a discussão sobre a necessidade de mudança da prática docente transmissiva, reprodutora e solitária que ainda prevalece nas salas de aula brasileiras e na formação inicial e continuada de professores, bem como promover o ensino-aprendizagem da poesia na sala de aula. Elegemos para este estudo três grandes eixos: i) formação de professores (CANDAU, 2003; NÓVOA, 2009; PIMENTA; LIMA, 2011); ii) currículo e desenvolvimento curricular (BEANE, 2003; GIMENO SACRISTÁN, 2000; PACHECO, 2011); e iii) poesia e abordagem da poesia (LAJOLO, 2001; MOISÉS, 2012; PAZ, 1982, entre outros).. Com base nesses eixos e referências teóricas, elaboramos e desenvolvemos o estudo empírico que se constituiu na construção coletiva de um projeto interdisciplinar de poesia que foi desenvolvido com os alunos dos Ensinos Fundamental e Médio. Através da observação participante e das entrevistas realizadas com os professores envolvidos chegamos aos seguintes resultados: confirmação da viabilidade de construção e implementação de projetos interdisciplinares nas escolas da rede pública; importância da interação entre professores e comunidade escolar; humanização do ambiente escolar; protagonismo de professores e alunos; relevância do ensino-aprendizagem da poesia. Mostrou-nos, também, algumas limitações, especialmente o pouco investimento e apoio das equipes de gestão ao desenvolvimento de projetos integrados, assim como a falta de tempo necessário à construção de ambiente propício à criação da cultura de colaboração docente.
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