Poster
| TÍTULO...EITA ESCOLHA DIFÍCIL! | Autores: Catarina Borges de Oliveira Ribeiro (UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro) |
Resumo: Resumo: O presente trabalho visa a demonstrar a importância do título no texto, considerando-o não apenas como um complemento desse, mas, sim, como sua parte mais atrativa, a qual captará a atenção do leitor em um primeiro momento. Revelando-se, portanto, um fator estratégico e um facilitador para a interpretação da produção. Outro aspecto que merece destaque é que, além de possuir um lugar privilegiado no texto, ele também guarda a subjetividade do autor, sendo, dessa forma, um elemento anafórico e catafórico. Anafórico porque é redigido após a conclusão da escrita, e catafórico no processo de leitura, pois anuncia para o leitor – ou pelo menos deve anunciar – a que se refere o texto. Além disso, a presente pesquisa também aborda a característica intertextual do título e eventuais referências que ele faz com elementos exteriores. Por tais razões, o nome da obra deve guardar uma macroestrutura semântica elevada que se relacione com o conteúdo do escrito, sendo interessante, atrativa e coerente, bem como deve respeitar o gênero e tipo textual escolhidos. Portanto, por meio de uma pesquisa qualitativa pretende-se apresentar essa conexão. O corpus da pesquisa é composto por notícia, artigo de opinião e propaganda, por serem gêneros diversificados e atuais, os quais são analisados sob uma perspectiva teórica baseada em grandes autores como Luiz Antônio Marcuschi, Eliamar Godoi, Hércules Tôledo Gouvea, Renilson Menegassi. Nesse sentido, ao final da pesquisa o artigo pretende contribuir para práticas escolares inovadoras, as quais apresentem aos alunos os diversos gêneros e tipos textuais e os processos de intitulação, com intuito de formar jovens mais preparados para a produção de textos.
|
|