LETRAMENTO INFORMACIONAL: A IMPORTÂNCIA DA BIBLIOTECA PARA A CONSTRUÇÃO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO NO CURSO DE PEDAGOGIA | Autores: Thaís Lopes Soares (UEG - Universidade Estadual de Goiás) |
Resumo: Este trabalho é uma análise sobre o Letramento Informacional no Ensino Superior com egressos do curso de pedagogia, na cidade de Goianésia, GO. Orientado pela Professora Doutora Márcia Maria de Melo Araújo. O objetivo do mesmo se pautou em compreender a importância do Letramento Informacional para a aquisição do conhecimento no Ensino Superior, pois esse é um ambiente de grandes discussões e aprimoramento do conhecimento. Os principais autores a fundamentar a pesquisa bibliográfica foram: Gasque (2012); Carvalho (2014); Campello (2010), Rodrigues (2004); Santos e Gomes (2015); Melo (2015), Souza (2010); Targino (2000), Vieira (2008), entre outros. Para verificar a utilização da biblioteca na construção do TCC foi feita uma pesquisa de cunho qualitativo descritivo. Os dados foram obtidos através de questionário estruturado. Buscou-se a utilização de uma pesquisa de opinião sobre as principais características da biblioteca, visando compreender o grau de satisfação em seu uso. Sendo assim, o trabalho argumenta, convenientemente, a respeito do quão é essencial o Letramento Informacional para a Construção dos Trabalhos de Conclusão de Curso. Permitindo entender que o espaço da biblioteca é necessário, porém carece de incentivos nas instituições de ensino superior. Compreender o processo da busca da informação permite ao indivíduo desenvolver suas atividades acadêmicas com maior facilidade, tornando assim um meio importante na construção do conhecimento e na propagação do mesmo.
|
|