POR UM MÉTODO DE ANÁLISE DE OBRAS ARTÍSTICAS E DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: UMA PROPOSTA NA PERSPECTIVA DISCURSIVA | Autores: Luiz Carlos Martins de Souza (UFAM - UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS) |
Resumo: A partir da proposta e diferenciação de Marx sobre processo de investigação e processo de exposição, esse trabalho se propõe revisar os principais procedimentos metodológicos e, a partir disso, a reorganizar e consolidar a abordagem dialética materialista nas fases de condução e exposição de análise discursiva de produtos audiovisuais, dentre outras mídias, a partir do RSI lacaniano, deslocando-o para a perspectiva materialista de Análise de Discurso. Desse modo relacionamos os níveis de análise discursiva em três etapas de batimento entre descrição e interpretação. O primeiro nível diz respeito ao Imaginário em que recorremos aos trabalhos da Argumentação, da Pragmática, Linguística Textual, e das teorias enunciativas e literárias com ênfase na consciência e no controle da formulação dos textos, e da relação intencional com a alteridade, em que a ideologia é concebida como ocultação e manipulação de sentidos, de intenções e da alteridade formulada. O segundo nível diz respeito ao Simbólico, em que fundamentamos com propostas do Formalismo Russo, do estruturalismo, das concepções foucaultianas, pêcheutianas e orlandianas, sobre objeto discursivo, formações discursivas, estrutura, reprodução, deslocamento e falha. O terceiro nível diz respeito à noção de Real do inconsciente, Real da língua e Real da história, perscrutando sobre os modos borromeanos de enlaçamento entre esse níveis de análise, no acontecimento discursivo, e pensando a interdiscursividade, a alteridade constitutiva, os processos metafóricos e metonímicos, e as regras e quebras de regras vindas da história que estabelecem relações de poder e modos de desejar e não desejar. Nesse nível, a ideologia e o inconsciente estão imbricados nos processos de produção de evidências.
|
|