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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


REFLEXÕES SOBRE OS MATERIAIS DIDÁTICOS DE ENSINO DE LÍNGUAS PARA ALUNO SURDO

Autores:
Daiana Steyer (UNISINOS - Universidade do Vale do Rio dos Sinos) ; Jessica Daiane Levandovski Thewes (UNISINOS - Universidade do Vale do Rio dos Sinos)

Resumo:

Este trabalho está vinculado à pesquisa “Línguas orais e línguas de sinais: desafios e potencialidades na escolarização de surdos”, desenvolvida na UNISINOS. Partindo de pesquisa desenvolvida anteriormente (STEYER, 2017), foi possível identificar, dentre outros aspectos, a falta de materiais didáticos utilizados no ensino de língua escrita para alunos surdos. Nesta comunicação, apresentaremos um recorte de pesquisa de mestrado (STEYER, 2018), que tem como principais objetivos compreender como são acessados os materiais didáticos para aluno surdo no ensino de línguas e investigar, junto aos professores, o que se espera desses recursos didáticos. A geração dos dados está sendo realizada por meio de entrevistas, gravadas em áudio, com professores de duas escolas para surdos da região metropolitana de Porto Alegre. Os dados vêm sendo analisados com base em Fernandes (2006), Quadros e Schmiedt (2006), Karnopp (2004), entre outros, os quais se voltam a recursos didáticos utilizados na educação desses alunos. Fernandes (2006) aponta que os recursos didáticos para o ensino de língua escrita com aluno surdo devem ser pensados especialmente para esse público, contemplando as suas especificidades. Espera-se, com este trabalho, entender quais são as principais necessidades dos professores das redes pública e privada atuantes na área da surdez e oferecer um suporte pedagógico que auxilie na produção de materiais didáticos especificamente para alunos surdos.


Agência de fomento:
CAPES