Imprimir Resumo


Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo

Poster


Martin Luther King: da segregação ao "I have a dream"

Autores:
Vinicius Pereira de Araújo (ESDHC - Escola Superior Dom Hélder Câmara) ; André Rezende Soares Lino (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais)

Resumo:

Martin Luther King Jr, filho de pastor evangélico, nascido em 15 de Janeiro de 1929 em Atlanta, capital do estado americano da Geórgia, foi o maior representante da luta negra contra a discriminação racial nos Estados Unidos.

Após a derrota da chamada “guerra civil americana”, e abolição da escravatura, os estados sulistas não se conformaram com a situação que se instaurou. Com isso, usando de sua independência legislativa, embora não pudessem mais escravizar os negros, pela lei de abolição ser de âmbito federal, criaram leis de segregação racial, que perduraram até o ano de 1964.

Através de protestos adeptos à não violência, inspirados em Mahatma Gandhi, Luther King foi o principal líder do movimento negro e um dos precursores ao boicote aos atos do governo. Em 28 de agosto de 1963, Luther King faz o seu histórico discurso “I have a dream”, ou seja, “eu tenho um sonho”, se tornando o ápice do movimento negro em busca da igualdade racial nos Estados Unidos. Ao realizar este famoso discurso, Martin dá um enorme passo, rumo ao fim das leis de segregação racial, rumo ao fim da cultura escravocrata americana, rumo à titularização de direitos inatos à condição de pessoa humana.

O presente trabalho tem por objetivo analisar a influência da atuação do ativista político, pastor evangélico, sociólogo Martin Luther King Jr na luta pelo fim da segregação racial nos Estados Unidos no século XX e a conseqüente conquista dos direitos civis americanos. Para isto, será realizada pesquisa bibliográfica através da análise de discursos do ativista; livros publicados, dentre eles, principalmente “A Autobiografia de Martin Luther King”, além de uma análise dos impactos causados pelo discurso “I Have a Dream” na conquista dos direitos civis americanos; e também análise de documentos da época. Será utilizado o método hipotético-dedutivo.