PROFESSOR-REVISOR: UMA VIA DE MÃO DUPLA | Autores: Raphaela Machado Monteiro Chittolina (UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul) |
Resumo: Esta pesquisa fala, primeiramente, da revisão textual. A partir da análise crítica feita sobre o que é ser um revisor textual, o professor de texto também passa a ser parte deste estudo. Baseado nas perspectivas dos Estudos de Letramento de Brian Street e na Enunciação de Émile Benveniste, objetiva-se aqui levar a revisão até a sala de aula escolar – espaço que todo cidadão já necessitou ou necessita estar – aliando o revisor ao professor e tornando essas duas profissões, que tanto trabalham com a própria língua, aliadas: o professor-revisor. Através do professor, acredito que seja possível refletir as diferenças entre a correção de um texto e a revisão de um texto, bem como compreender de que forma o professor-revisor torna-se quem realmente ensina a escrita enquanto que faz da revisão um modo de letramento. Para verificar se há a existência do processo revisório em sala de aula, faço o método da observação participante em sala de aula guiando-me pela seguinte questão: “Atuar como um professor-revisor, a partir da ótica enunciativa e dos Estudos de Letramento, significa quais mudanças ao corrigir e também revisar o texto?”. A partir do professor-revisor, esta pesquisa confere se uma diferente prática de letramento e uma concepção de língua enunciativa como prática pedagógica no olhar textual e linguístico do professor que atuará, simultaneamente, como revisor, é positiva e se proporciona frutos também à área da revisão.
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