Pensando no gerúndio, acabei fazendo uma tese: análise dos usos do gerúndio não perifrástico em gêneros argumentativos escritos do Português Brasileiro | Autores: Maria Cristina Morais de Carvalho (IFG - Instituto Federal de Goiás) |
Resumo: Esta pesquisa analisou os usos do gerúndio não perifrástico em textos argumentativos a partir da Linguística Centrada no Uso (LCU) (LANGACKER, 1987; GIVÓN, 2001; HOPPER & TRAUGOT, 2003; TRAUGOTT & DASHER, 2005 e HEINE & KUTEVA, 2007; BYBEE, 2010; TOMASELLO, 2003). Com o objetivo de analisar os usos do gerúndio não perifrástico a partir do pareamento forma/função, formulamos as seguintes hipóteses: 1) os usos do gerúndio não perifrástico em gêneros argumentativos evidenciam um continuum de integração e gramaticalização relacionado a uma maior coesão icônica e maior força argumentativa do texto; 2) fatores contextuais interferem no grau de integração forma/função e 3) ocorreu mudança linguística nos usos do gerúndio não perifrástico. Os Estudos Críticos do Disurso (ECD) (VAN DIJK, 2000; 2006; 2015) complementam o nosso arcabouço teórico. Nossa base de dados foi composta por textos de estudantes do Ensino Fundamental a partir do aparato da pesquisa qualitativa (FLICK, 2009), da etnografia escolar (WOLCOTT, 1988; ANDRÉ, 1995) com inspiração na pesquisa-ação (TRIPP, 2005; BARBIER, 2007). Dos 205 textos gerados, obtivemos 161 ocorrências token do gerúndio não perifrástico, que foram categorizadas em: 1) gerúndio adjetivo; 2) gerúndio adverbial; 3) gerúndio conectivo e 4) gerúndio retopicalizador. Submetemos uma amostra de 17 ocorrências ao protocolo de análise, contemplando os seguintes eixos analíticos: a) morfossintático; b) sintático; c) semântico-pragmático; d) discursivo e e) cognitivo. Os dados mostraram que os tipos de gerúndio não perifrástico permitem propor um cline de integração, no qual os componentes morfossintáticos, semântico-pragmáticos e discursivos se associam para evidenciar um efeito argumentativo. A análise das estruturas do discurso ideológico nos mostrou que é possível ampliar a análise da gramaticalização, integração e mudança semântica. A intersubjetivação presente nos usos do gerúndio incide na força argumentativa dos textos. O estudo mostrou também que a análise linguística fundamentada na LCU pode beneficiar o ensino de língua.
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