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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


A alfabetização, a aquisição da leitura e o letramento no modelo norte-americano de escola bilingue 50/50: um estudo de caso de imersão pré-escolar inglês-português

Autores:
Silvia Ramos Sollai (FSU - Florida State University)

Resumo:

Essa apresentação é parte de uma tese de doutorado que traz os relatos fenomenológicos das observações contínuas, as análises das entrevistas com os sujeitos participantes e da coleta de dados sobre a alfabetização, a aquisição de leitura e o letramento em português numa pré-escola bilingue norte-americana. O debate acadêmico pertinente mostra que, além de serem permeados por expectativas escolares, patrimoniais, e sociais, o currículo de português como língua de herança e as práticas escolares são fundamentais na união dos familiares distantes: habilidade de bilitetramento que começa em casa, muito antes da alfabetização. Assim, quanto mais semelhantes forem as dinâmicas de leitura familiares às práticas que as crianças provavelmente encontrarão na maioria dos ambientes educacionais formais, mais tranquila a transição da casa para a escola. Os resultados relacionados às complexidades no ensino e na aprendizagem durante a fase inicial de aquisição de leitura, alfabetização e bilietramento foram reunidos nessa de campo do programa de imersão em duas línguas inglês-português, denominado Dual Language Immersion (DLI) nos Estados Unidos. Os resultados ainda revelam uma alfabetização moldada pelo histórico empírico do docente como falante nativo de português ensinando 4 modalidades diversas simultaneamente: Português como Língua de Herança (PLH), Português para Falantes de Espanhol (PFE), Português como Língua Estrangeira (PLE), e Português Língua Adicional (PLA).