Resumo: O presente trabalho é o breve relato de uma experiência pedagógica empreendida pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), na área de Letras-Português, que muito os auxiliou em sua formação teórica e prática com vistas a uma educação pública “de qualidade social”[1]. Tal experiência, concebida no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, campus São Paulo (IFSP) e concretizada paulatinamente no Ensino Médio da Escola Estadual Padre Antônio Vieira (EEPAV), foi elaborada a partir de reuniões entre os licenciandos, a coordenadora de área e a supervisora de estágio[2], tendo sempre em vista os principais documentos oficiais que regulamentam a educação escolar secundados por concepções de Bakhtin (2016) e Dolz e Schneuwly (2004). Como resultados mais imediatos desse empreendimento, ao par de um grande envolvimento dos alunos por ocasião do projeto, conseguiu-se também uma melhora na leitura, análise e produção de texto perceptíveis nasavaliações internas e que, espera-se, sempre se reflita nas externas.
[1] Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, Art. 8º.
[2]Respectivamente, ProfªDrª Cristina Lopomo Defendi, Docente do IFSP, campus São Paulo, Professora Coordenadora de Área do PIBID; ProfªMarcia Bianchini, Docente da Escola Estadual Padre Antônio Vieira, Professora Supervisora de Estágio do PIBID.