Poster
| PIBID E AS MELHORIAS EMPREENDIDAS NA FORMAÇÃO DO FUTURO PROFESSOR E NA EDUCAÇÃO DA ESCOLA PÚBLICA | Autores: Marcia Bianchini (CEPAV - Escola Estadual Padre Antonio Vieira) |
Resumo: O presente trabalho é o breve relato de experiências pedagógicas empreendidas pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), na área de Letras-Português do IFSP campus São Paulo, que muito os auxiliou em sua formação teórica e prática com vistas a uma educação pública “de qualidade social”. As sequências didáticas, concebidas por licenciandos, professora supervisora e professora coordenadora, foram concretizadas em 2018-2019 no Ensino Médio da Escola Estadual Padre Antônio Vieira, tendo sempre em vista os principais documentos oficiais que regulamentam a educação escolar secundados por concepções de Bakhtin (2016) e Dolz e Schneuwly (2004). Como resultados mais imediatos desse empreendimento, ao par de um grande envolvimento dos alunos por ocasião do projeto, conseguiu-se também uma melhora na leitura, análise e produção de texto perceptíveis nas avaliações internas. O PIBID tem como objetivo a qualidade da educação pública aliada à formação inicial dos seus futuros professores e o estatuto da relação desse programa com a escola parceira é o de relação orgânica. A resposta aos enormes desafios a ele postos, patente nos números desvelados pelas avaliações externas, é alvissareira: o Relatório CAPES 2009-2013nos mostra (Tabela 16, p. 55)o impacto positivo desse programa nas escolas a ele conveniadas, inclusive na melhora de índices oficiais de qualidade educacional.
|
|