A Teoria dos Espaços Mentais na análise da produção de textos do exame de proficiência Celpe-Bras | Autores: Rosana Salvini Conrado (USP - Universidade de São Paulo) |
Resumo: Neste trabalho investigam-se os efeitos produzidos pela escolha de determinados textos base, condutores da produção escrita de estrangeiros que visam à certificação da proficiência em Língua Portuguesa. Sob a luz da Teoria dos Espaços Mentais (FAUCONNIER, 1994) e da Linguística Cognitiva, pretende-se verificar se o conteúdo desses textos estimula a criatividade ou, ao contrário, conduz o autor à mera reprodução. Teorias que tratam dos aspectos cognitivos envolvidos na aquisição de uma língua descrevem de que modo as informações se inter-relacionam para construir o processo de comunicação humana. Uma vez que a compreensão leitora pode ser afetada por qualquer um dos fatores que a determinam - o escritor, o texto, o leitor e a interação entre leitor e texto - é preciso considerar que, nesse processo, semântica e cognição estão interligadas. No processo comunicativo, os seres diferenciam e/ou associam experiências e informações sobre os mundos real e imaginário instaurados pela linguagem, e as formas linguísticas adquirem significados pelas correlações que se realizam entre espaços mentais. Interpretar, portanto, é perceber a que espaço de referenciação as formas linguísticas estão ligadas e, para cada uma delas, agregar o acervo de experiências que lhe dá sustento. Para chegar a esse fim, a pesquisa terá início com a organização de um quadro comparativo que aponte, nas diferentes produções do mesmo examinando, o grau de influência de um determinado input, verbal ou multimodal, na construção de sentidos e na mobilização de diferentes estratégias cognitivas. Por meio dessa análise, será possível avaliar os efeitos de sentido produzidos, por exemplo, pelo uso das metáforas conceptuais, objetos linguísticos e culturais e, a partir daí, mapear o grau de produtividade dos diferentes inputs. O resultado pretende orientar ações que possam contribuir para o aprimoramento da produção dos candidatos ao Exame, assim como dos aprendizes de PFOL de forma geral.
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