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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo

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METAS EM FOCO

Autores:
Marisa Carvalho Pires de Freitas (SEDUC - Prefeitura Municipal de Santos) ; Claudia Maria Rodrigues Alonso (SEDUC - Instituição prefeitura Municipal de Santos)

Resumo:

Introdução: Frente às provas institucionais promovidas pelos governos Estadual e Federal, tem-se tornado necessário ressignificar a avaliação processual e elaborar modelos que mensurem adequadamente as habilidades e competências do educando.
Diante dessa demanda, é importante oferecer formação continuada aos Professores de Língua Portuguesa para obter um resultado de excelência, consequência natural do
desenvolvimento das habilidades e competências dos alunos. Esse é o grande mote do trabalho desenvolvido no Metas em Foco 9º ano.
Objetivo: A partir da discussão dos indicadores internos (Prova Santos) e externos (IDESP) e (IDEB), conscientizar sobre a importância de produzir uma diversidade de
avaliações, engajando o professor no compromisso de tornar seu aluno autossuficiente frente ao desafio da feitura de diversos modelos de avaliação, ajustando a sua prática de sala de aula ao desenvolvimento de habilidades e competências.
Metodologia: O professor participa de discussão e análise sobre a estrutura e funcionamento dos indicadores externos, constituindo-se como espaço para compartilhamento de práticas, autoavaliação e, sobretudo, para fomento de estratégias que culminem no desenvolvimento de habilidades e competências. Por meio de
apresentação de práticas de sala de aula e de estudo dos principais conteúdos desse componente curricular, orientados pelos documentos oficiais como o PCN e a BNCC,
ocorre sistematicamente a troca de experiências.
Resultados: A avaliação acontece durante todo o processo de formação e acompanhamento das ações nas UMEs por meio de diferentes instrumentos.
Conclusão: Após três anos de trabalho formativo, observa-se o avanço nos índices gerais das Unidades Municipais de Educação (UME). É possível perceber, ainda, uma
mudança na postura do professor quanto à sua gestão de sala de aula, e também no que tange seu planejamento de atividades por meio de modalidades organizativas.