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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


ELEIÇÕES BRASILEIRAS 2018: O ETHOS DISCURSIVO NOS MATERIAIS DE CAMPANHA DOS CANDIDATOS À PRESIDÊNCIA SOB O ENFOQUE DA MULTIMODALIDADE

Autores:
Flaviane Faria Carvalho (UNIFAL-MG - Universidade Federal de Alfenas)

Resumo:

Este trabalho tem por objetivo delinear o ethos discursivo multimodal expresso pelos materiais de campanha eleitoral dos principais candidatos à presidência do Brasil em 2018. No que tange ao primeiro turno, serão analisados os materiais de Fernando Haddad, Jair Bolsonaro, Marina Silva, Ciro Gomes e Geraldo Alckmin. Quanto ao segundo turno, serão analisados os materiais de Haddad e Bolsonaro. O estudo deste tipo de corpus mostra-se importante devido à influência que exerce no eleitor durante o processo de decisão do voto. A fundamentação teórica que norteará esta pesquisa apoia-se no conceito de ethos discursivo (FAIRCLOUGH, 2001; CHARAUDEAU; MAINGUENEAU, 2006), definido como o tipo de identidade social construída a partir do discurso verbal e não-verbal dos participantes representados, com a finalidade de influenciar a sua audiência. Já o quadro metodológico da análise multimodal, cujo foco é contemplar todos os recursos semióticos em jogo na produção de significados em um dado contexto sociocultural, recorrerá às seguintes categorias: as metafunções visuais representacional, interativa e composicional, da gramática do design visual (KRESS E VAN LEEUWEN, 1996; MACHIN, 2007), bem como os sistemas paramétricos das cores (KRESS; VAN LEEUWEN, 2002) e da tipografia (VAN LEEUWEN, 2006). Com base neste instrumental teórico-metodológico, pretende-se contribuir para o desvelamento tanto das estratégias adotadas para conseguir a adesão dos eleitores, como também das disputas partidárias e ideológicas configuradas em cada uma das campanhas dos candidatos à presidência, em um cenário eleitoral altamente competitivo, envolto pelo desafio de reconquistar o eleitorado e atrai-lo às urnas.