A CONSTRUÇÃO DA ARGUMENTAÇÃO EM POSTAGENS DO FACEBOOK: DESAFIOS E FRONTEIRAS
Orientador - Hugo Mari – PUC/MG
Resumo
Este trabalho tem o propósito de analisar os processos argumentativos em 06 (seis) postagens do Facebook, sobre desastre em Mariana - Minas Gerais, ocorrido em novembro de 2015, causado pela Samarco, observando-se os argumentos a partir dos aspectos conceituais, tipológicos, quanto à adesão relacionada à ação dos ouvintes e à adesão à tese, o ponto de vista dos interlocutores e confronto das respostas alternativas, através das relações discursivas estabelecidas, conforme o propósito comunicativo dos internautas. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa e interpretativa. Quanto à metodologia, a análise será realizada, considerando a perspectiva dialógico-argumentativa, e avaliará, predominantemente o tipo de argumentação em termos de crítica, de alerta e de defesa dos valores referentes às perdas e aos prejuízos enfrentados pelas pessoas envolvidas e vitimadas pelo desastre ocorrido. Conta-se com o apoio dos teóricos: Ducrot ([1972], 1977); Van Eemeren; Grootendorst (1992); Van Eemeren et al. (1996); Perelman e Olbrechts-Tyteca (1996 [2005]); Amossy (2008); Plantin (2008); Angenot Marc (2013), entre outros. O corpus é constituído por postagens escolhidas, aleatoriamente, no Facebook da Samarco, mineradora responsável pelo desastre, a partir do grande volume de participação dos internautas comunicando suas opiniões sobre o assunto, via online, produzindo um material consistente e rico. Em análises, constata-se que os argumentos encontrados nas postagens de (01) a (06) são fundamentais e justificam aspectos dos processos argumentativos apontados anteriormente, a respeito do caso em estudo, como no exemplo (1) em que há uma convocação dos compartilhadores do hashtag para a assinatura de uma petição e a defesa do meio ambiente, marcando uma relação direta entre locutor e alocutário, na construção da argumentação, comprovando, assim, os resultados parciais.
Palavras-chave: Argumentação, Processos argumentativos, Postagens do Facebook.