Leitura, produção textual e reescrita na Educação Profissional: uma experiência na Amazônia Oriental
| Autores: José Enildo Elias Bezerra (IFAP - Instituto Federal de Educação,Ciência e Tecnologia do Amapá) |
Resumo: O objetivo do trabalho é refletir práticas de oficinas de Leitura, Produção Textual e Reescrita, realizadas de 2011 a 2013, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá – Ifap – campus Laranjal do Jari. As reflexões sobre tais atividades basearam-se, além das experiências do autor, numa fundamentação teórica compatível e necessária em que se destaca ALBALAT (2015); AZEREDO (2007);DÓRIS (2009); DOLZ (2010); GERALDI (2008); KLEIMAN (2010) e KOCH (2009). Ressalte-se que a reescrita é uma etapa fundamental do processo. As primeiras atividades foram idealizadas nos anos iniciais da Educação Profissional Técnica de Nível Médio Integrada ao Ensino Médio; consequentemente, criou-se o grupo de pesquisa intitulado Leitura, Produção Textual e Reescrita no Ensino Médio, reconhecido pela instituição e pelo CNPq. No trabalho traça-se o percurso da criação de oficinas que proporcionaram aos alunos do Ensino Fundamental EJA e Ensino Médio de Nível Técnico novas possibilidades de aprendizagem de leitura e de escrita, tornando-os membros, de fato, da sociedade cujos horizontes não se podem limitar ao período escolar. Nas oficinas, propunha-se desenvolver no educando habilidades de leitura e de escrita, interpretação e expressão (oral e escrita) em sua língua materna, levando-o a refletir sobre a língua no processo de ensino-aprendizagem. A pesquisa privilegia a tríade Língua Gramática-Leitura-Escrita, tendo como corpus a prática de produção textual. Busca-se sensibilizar o estudante para questionar-se acerca das escolhas linguístico-discursivas na produção do próprio texto e na concepção de quem lê e escreve para comunicar-se de forma coesa e coerente. Enfim, ter a língua como própria ferramenta de comunicação, focalizando a relação entre a produção dos textos e suas finalidades interativas.
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