OS GÊNEROS DISCURSIVOS E O LETRAMENTO ACADÊMICO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DO CAMPO
| Autores: Ana Aparecida Vieira de Moura (IFRR - INSTITUTO FEDERAL DE RORAIMA) ; Severina Almeida () |
Resumo: O trabalho objetiva discutir o processo de apropriação de letramentos acadêmicos no curso de Licenciatura em Educação do Campo (LEdoC) oferecido pela UnB, campus Planaltina, DF. Tem como víeis teórico da sociolinguística interacional e Educacional (Bortoni-Ricardo 2004; 2010; 2013) articulados com os Novos Estudos dos Letramentos (com base em Street, 21984; 2003; 2012; 2014; Barton 1984; Gee, 2008) que convergem na perspectiva da língua como prática social em uso de sujeitos em contextos situados, neste estudo o gênero acadêmico (Bakthin,1995; Bezerman, 2010) na formação de professores Quilombolas do norte de Goiás. Uma pesquisa qualitativa de abordagem etnográfica do micro contexto de sala de aula, utilizando os protocolos verbais como técnica de coleta de dados. Uma experiência permeada pela diversidade e complexidade social existente no ambiente universitário o que nos permitiu analisar as vivências de um grupo de alunos e concluir sobre as possibilidades de o reconhecimento que os sujeitos adquirem sobre seu lugar e seu papel social em sua comunidade de fala contribuem com a formação de leitores críticos, pesquisadores capazes de reconhecer na sua história e de seu povo, suas características linguísticas identitárias de modo a poder influir em seu fazer pedagógico para transformar a realidade local. Espera-se com esse trabalho poder divulgar um processo de formação inicial que certamente contribuirá com outros no âmbito de Licenciatura de Educação do Campo.
|
|