Poster
| FERRAMENTAS ON LINE NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA PROPOSTA COM O GOOGLE DOCS – EDITOR DE TEXTOS | Autores: Ana Aparecida Vieira de Moura (IFRR - INSTITUTO FEDERAL DE RORAIMA) |
Resumo: Enquanto o mundo evolui com rapidez e o universo tecnológico amplia seu espaço no âmbito da sociedade letrada, a escola caminha a passos lentos na tentativa de acompanhar tal evolução, mantendo, de um modo em geral, as mesmas técnicas e estratégias de ensino. É consensual que algo deve ser feito para mudar esse panorama, entretanto a transformação parece-nos muito distante. Mas, qual o papel dos recursos tecnológicos para essa transformação? Estre trabalho objetiva apresentar experiência vivenciada em uma sala de aula de língua portuguesa no 3º do ensino médio integrado integral de Técnico em Informática do Instituto Federal de Roraima em que exploramos o editor de textos do google docs como ferramenta para edição e avaliação da produção textual dos alunos. O google docs é um pacote de aplicativos, gratuito, que permite a edição colaborativa, disponibilização, backup e portabilidade de arquivos; pouco utilizado no ambiente escolar. O uso nos permite visualizar, editar colaborativamente. O trabalho didático está centrado na concepção interacionista da língua (Bakthin, 1995) e toma o Gênero textual como unidade de ensino (Dolz e Shenewiille, 2010), a experiência vivida foi a elaboração de textos narrativos estilo fanfic a partir do filme “Vingadores: Guerra Infinita”. O resultado nos permitiu acompanhar a produção dos estudantes, bem como corrigir e sugerir simultaneamente. Podendo esta experiência servir para qualquer nível e área de ensino
|
|