Imprimir Resumo


Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo

Poster


HAIKAI: LEITURA DE MUNDO EM IMAGENS E PALAVRAS

Autores:
Raimunda Maria Rodrigues Santos (IFRR - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima)

Resumo:

Este trabalho tem como objetivo ralatar a experiência vivenciada em uma turma de Língua Portuguesa, formada com alunos de diferentes cursos do Ensino Técnico Integrado ao Médio do Campus Boa Vista/IFRR, cuja proposta metodológica centrou-se na produção de textos de diferentes gêneros, perpassando por sua importância nos movimentos literários e/ou momentos históricos da humanidade. Para o desenvolvimento da proposta, elaboraram-se sequências didáticas para cada gênero, executadas no formato de oficinas de pedagógicas, sempre com o intuito de fomentar práticas de leitura e análise crítica dos textos. Trata-se, pois, de uma pesquisa ação do tipo prático-deliberativo, conforme definição de Tripp (2005), em que se recorreu aos fundamentos da Teoria de Gêneros de Schneuwly e Dolz, (2004), Marcuschi (2002; 2004), dentre outros pesquisadores. Neste trabalho, apresentamos os resultados obtidos com a realização da sequência didática centrada no diálogo entre o gênero Haikai e a fotografia cujo título foi “Como vejo o mundo”. Além do reconhecimento das características, explicações sobre as diferenças entre o haicai em sua origem e os produzidos na contemporaneidade, decorrentes do contexto sócio-histórico,  discutiu-se a aproximação desse gênero discursivo com a fotografia, inserindo-se, nesse ponto, a proposta de os jovens registrarem pelas lentes de uma câmera fotográfica os sentidos  do cotidiano, seu entendimento sobre a natureza e a ação do homem em relação a ela, transformando as narrativas visuais em poesias, materializadas em Haikais.