Poster
| O TEXTO LITERÁRIO NO VIÉS DO LÚDICO: UMA PROPOSTA DE DIVERSÃO EM “O GATO PRETO”, DE EDGAR ALLAN POE | Autores: Ivonete Nink Soares (UFAC - Universidade Federal do Acre) |
Resumo: O presente artigo visa discorrer sobre a leitura, quais são as concepções que se tem elencado sobre este tema, como os alunos têm realizado esta atividade e qual é o papel da escola e do docente nesse processo. Neste estudo também será ressaltada a importância da leitura do texto literário, e a necessidade de dissociar o sentido literal das palavras para entender a linguagem literária. Para isso, utilizamos, como aporte teórico, sobretudo reflexões de Cosson (2016), Barthes (2007), Kleiman (1993) e Riter (2009). O objetivo é apresentar uma proposta de atividades lúdicas inéditas, elaboradas a partir da leitura do conto de terror “O Gato Preto”, de Edgar Allan Poe, propiciando assim um material pedagógico que possa auxiliar docentes, pais ou indivíduos que almejam aliar leitura e diversão. Vale ressaltar que este trabalho contempla a escrita do conto de maneira adaptada, no entanto completa. Este estudo também está apoiado em experiências da prática educacional. No levantamento bibliográfico, foi possível constatar como a leitura associada ao prazer estético, pode fazer diferença para o alcance do letramento literário, enquanto o aluno está desenvolvendo as atividades lúdicas ele nem sempre se dá conta de que está fazendo uma leitura e, ao mesmo tempo, interpretando o que foi apresentado.
|
|