RETRATOS DO LEITOR LITERÁRIO NO CONTEXTO DE CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS AO ENSINO MÉDIO
| Autores: Dalva Ramos de Resende Matos (IFG - Instituto Federal de Goiás, USC - Universidade de Santiago de Compostela) |
Resumo: Os saberes em Educação e Linguagem transcendem fronteiras temporais, geográficas e linguísticas. No que tange especificamente à linguagem literária, trabalhos que estabeleçam diálogos entre as práticas de leitura literária em diferentes contextos são relevantes, dentre outros aspectos, para o intercâmbio de estudos e pesquisas, bem como para o redimensionamento dos processos de formação do leitor literário. Nessa perspectiva, este trabalho visa apresentar resultados parciais de uma pesquisa de enfoque metodológico misto, em nível de doutorado, sobre o processo de formação do leitor literário em escolas de Goiás (Brasil) e da Galícia (Espanha), fundamentada na perspectiva dialógica da literatura de Mikhail Milkhailóvitch Bakhtin, bem como em aportes teóricos multidisciplinares, como Daniel Cassany, Hans Robert Jauss, Rildo Cosson, Teresa Colomer, Wolfgang Iser, entre outros. Os objetivos gerais da investigação são descrever e analisar, com um viés comparativo, o atual modelo de ensino de literatura em instituições escolares de nível secundário nesses dois contextos. Nesta comunicação, o objetivo específico é apresentar e discutir dados referentes à verificação e à análise dos hábitos e das práticas de leitura literária dos estudantes brasileiros de cursos técnicos integrados ao Ensino Médio do Instituto Federal de Goiás, coletados por meio da aplicação de questionários aos alunos. Em linhas gerais, os resultados revelaram que, apesar do ensino de literatura ainda estar pautado na história da literatura, sendo o trabalho do professor guiado, geralmente, pelo livro didático que dita essa perspectiva historiográfica, os estudantes apresentaram um índice de leitura de livros literários acima da média nacional. Por fim, espera-se que este trabalho possa contribuir para a reflexão acerca do ensino de literatura no âmbito da educação profissional, com vistas à formação de comunidades de leitores literários.
|
|