A oralidade como estratégia enunciativa no jornal on-line | Autores: Luciana Maria Crestani (UPF - Universidade de Passo Fundo) |
Resumo: Este estudo se volta à abordagem do jornal on-line numa perspectiva enunciativa. Partindo de observações empíricas e comparativas entre jornais tradicionalmente impressos e jornais on-line, formulamos a hipótese de que o jornal on-line, por sua natureza, assume um caráter oralizado. O objeto de análise foi o jornal Zero Hora on-line, mantido pelo Grupo RBS (Rede Brasil Sul) e editado na cidade de Porto Alegre - RS. Selecionamos, neste jornal, três notícias (reportagens) que contemplassem em sua estruturação o maior número possível de recursos semióticos. Esse critério se justifica porque em tais notícias se verificam todos os procedimentos enunciativos que em outros textos deste tipo de jornal são utilizados de forma alternada. À luz dos estudos da conversação e da oralidade e, principalmente, dos estudos da enunciação na perspectiva da semiótica discusiva, buscamos, por meio da análise do processo de enunciação, examinar mecanismos de construção do sentido nas notícias on-line, com prioridade às estratégias enunciativas consolidadas nos procedimentos de oralidade. O estudo realizado aponta que o jornal on-line apresenta complexidade enunciativa maior que o jornal impresso, assumindo características de imprensa televisiva. Também evidencia que o processo de enunciação do jornal on-line lembra características de um texto falado in statu nascendi (inacabado, dinâmico, interativo, efêmero), inclusive materializando nos enunciados a participação efetiva do leitor como co-enunciador, como parceiro explícito da troca interativa. Além disso, os recursos enunciativos utilizados na constituição das notícias on-line projetam efeitos de sentido - de realidade, verdade, subjetividade, oralidade, aproximação – mais intensos, mais aproximando o leitor dos fatos noticiados e, principalmente, do enunciador jornal. Há, portanto, mais apelo ao sensível, ao sentido sentido, neste jornal. Este estudo mostra, enfim, que o jornal on-line apresenta e “autoriza” uma enunciação mais marcadamente oralizada, mais enunciativa que os jornais tradicionalmente impressos.
Agência de fomento: UPF |
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