Formas Remissivas e Funções discursivas no processo de produção textual de alunos de cursos pré-militares e pré-vestibulares | Autores: Lília Alves Britto (UERJ - Universidade Estado do Rio de Janeiro) ; Marília Alves de Azevedo (UERJ - Universidade Estado do Rio de Janeiro) |
Resumo: Propõe-se, neste trabalho, analisar as funções discursivas desempenhadas por formas remissivas elencadas de produções textuais de dissertações argumentativas. Esses textos foram produzidos por alunos da Educação básica que frequentam cursos preparatórios além do ensino regular no município de Nova Iguaçu, localizado no Estado do Rio de Janeiro no período de 2018 a 2019. Cabe destacar que o discurso permeia todo e qualquer ato de linguagem e, na escrita de um texto, agem sujeitos que fazem parte de um processo social, interacionista e cognitivo. A pesquisa irá averiguar a pertinência de funções discursivas de certos elos coesivos utilizados na produção de textos argumentativos atendo-se às seguintes hipóteses: A) a passagem do texto “padronizado” para o texto ideal; B) a recorrência de determinadas formas remissivas; C) as respectivas funções desempenhadas no discurso dessas formas; D) o comprometimento do aluno relacionado ao objetivo final: ingresso nas Forças Armadas ou na Educação Superior. Para tanto, a pesquisa contou com o aparato teórico as obras de KOCH (2012), (2011); CAVALCANTE (2012), no tocante ao de estudo dos elos coesivos e, para a argumentação, essencialmente, PERELMAN (2005); CARNEIRO (2001) e MARCUSCHI (2011). Tem-se, assim, como objetivo maior, constatar e incentivar a melhoria na produção de um texto dissertativo-argumentativo, além de formar sujeitos de escrita autônoma, afirmando que o ato de escrever deve ser visto sempre como um processo.
|
|